Ir para o conteúdo
  • Home
  • Investidor
  • Empresário
  • Parceiro
  • Contato
Assine a Newsletter
  • Notícias
  • Mercado
  • Informe Falimentar
  • Séries
  • Eyng Mercado
  • IMD e IMRF
  • Notícias
  • Mercado
  • Informe Falimentar
  • Séries
  • Eyng Mercado
  • IMD e IMRF

Fitch Atribui Ratings a Cotas do Pneucash FIDC

  • Publicado 17/02/2025
  • Atualizado há 3 meses atrás
  • Fonte: FitchRatings

Fitch Ratings – São Paulo – 13 Feb 2025: A Fitch Ratings atribuiu, hoje, Ratings Nacionais de Longo Prazo à primeira e à segunda série de cotas seniores, à segunda série de cotas mezanino A e à segunda série de cotas mezanino B do Pneucash Fundo de Investimento em Direitos Creditórios de Classe Única Fechada – Responsabilidade Limitada (Pneucash FIDC), conforme abaixo:

— 1ª Série de Cotas Seniores: Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+sf(bra)’, com Perspectiva Estável;

— 2ª Série de Cotas Seniores: Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+sf(bra)’, com Perspectiva Estável;

— 2ª Série de Cotas Mezanino A: Rating Nacional de Longo Prazo ‘BBB-sf(bra)’, com Perspectiva Estável;

— 2ª Série de Cotas Mezanino B: Rating Nacional de Longo Prazo ‘BB-sf(bra)’, com Perspectiva Estável.

Os ratings refletem a expectativa de pagamento integral de principal e juros até o vencimento final das séries. A primeira série de cotas seniores vence em 9 de fevereiro de 2027 e a segunda, em 15 de dezembro do mesmo ano. Já as segundas séries de cotas mezanino A e B vencem em 15 de dezembro de 2026. A transação também inclui uma emissão de cotas mezanino C e júnior, que não foram avaliadas pela Fitch.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Reforço de Crédito Disponível Suporta Cálculo da Reserva Dinâmica: O reforço de crédito disponível para as cotas, que inclui subordinação mínima, é compatível com as classificações. O cálculo da reserva dinâmica considera reservas para perda (o maior entre o teste de concentração de devedores e a perda histórica estressada), diluição e custo de carregamento. O reforço de crédito disponível é composto por subordinação mínima de 20%, 12,25% e 10,77% para as tranches seniores, mezanino A e mezanino B, respectivamente.

Diversificação de Maiores Devedores Define Reserva de Perdas: A exposição máxima a um devedor será de 2,0% dos ativos totais, garantindo que o reforço de crédito mínimo cobre uma eventual inadimplência dos maiores devedores. Em setembro de 2024, a soma dos cinco maiores devedores não classificados representava 3,03%, com o maior representando 1,02%, ambos abaixo da exposição máxima permitida.

Qualidade de Crédito do Originador Não Limita Rating: Os recebíveis são originados e vendidos pela CPX Distribuidora S.A. (CPX) e pela ITR Comércio de Pneus S.A. (ITR) (ambas classificadas com Rating Nacional de Longo Prazo A-(bra)/Perspectiva Positiva). Devido ao curto prazo dos recebíveis e à natureza revolvente da transação, o risco do originador não pode ser totalmente separado do risco do fundo. A atual classificação dos originadores não restringe os ratings.

Conta Bancária da Transação Limita a Classificação: Todos os fluxos de caixa são depositados em uma conta bancária em nome do FIDC, mantida no Itaú Unibanco (Itaú, AAA(bra)/Estável). A conta da transação retém o dinheiro por até um dia útil antes de pagar juros e principal aos investidores. Dada a ausência de linguagem de substituição em caso de rebaixamento da contraparte, o Rating Nacional de Longo Prazo do Itaú é o teto da classificação da transação. Como atualmente o banco está no topo da escala nacional, o limite não interfere no rating do FIDC.

Características Estruturais Adequadas: A transação conta com características estruturais que minimizam o risco de grandes desvios de performance da carteira analisada, como critérios de elegibilidade que definem a concentração máxima de devedores e o prazo máximo dos recebíveis. Além disso, há gatilhos de desempenho, incluindo de subordinação mínima, que devem ter seu valor mínimo respeitado em cada data de verificação. A transação também conta com reserva de caixa que cobre o maior entre três meses de despesas e 0,5% do patrimônio líquido do fundo. A Fitch considera as características estruturais compatíveis com os ratings.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Uma elevação pode ocorrer caso as proteções estruturais sejam capazes de suportar estresses condizentes com categorias de ratings superiores.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Um rebaixamento pode ocorrer se o reforço de crédito disponível não for capaz de suportar o teste de concentração dos maiores devedores ou se os índices de perda aumentarem.

— O rating também é sensível à percepção da qualidade de crédito do originador. Caso o originador seja rebaixado, os ratings poderão ser impactados.

— O rating pode ser rebaixado caso uma deterioração do mercado local impacte negativamente a transação.

— Um rebaixamento do Rating Nacional de Longo Prazo do Itaú para abaixo da atual classificação das cotas seniores resultaria em rebaixamento das cotas seniores.

EMISSÃO

A operação é uma securitização de recebíveis comerciais performados, cedidos pela ITR e pela CPX, empresas controladas pela Cantu Store S.A., ao fundo, provevientes de transações a prazo, via boleto, da comercialização de pneus.

A administração e a custódia do fundo são realizadas pela Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. A Angá Asset Management atua como gestora e a Cantu Store S.A., junto com a Apex Soluções Financeiras em Crédito e Cobrança Ltda., atuam como agentes de cobrança extrajudicial, com o escritório de advocacia Casillo Advogados exercendo a função de agente de cobrança judicial. A Afort Serviços e Soluções Financeiras LTDA. é a agente de formalização.

Conforme dados recebidos após a integralização feita na mezanino C em 8 de janeiro de 2025, a primeira série de cotas seniores totaliza BRL84,1 milhões, e a segunda série de cotas seniores, BRL36,1 milhões. As classes mezanino A, B e C totalizam respectivos BRL55,3 milhões, BRL10,1 milhões e BRL18,1 milhões. As cotas juniores somam BRL5,3 milhões.

A primeira série de cotas seniores do Pneucash FIDC oferece remuneração pós-fixada, atrelada a 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), acrescido de spread de 1,75%, com pagamento de juros semestral. A amortização ocorrerá em seis parcelas mensais iguais, a partir de agosto de 2026.

A segunda série de cotas seniores tem remuneração pós-fixada, também atrelada a 100% do CDI, acrescida de spread de 1,60%, com pagamento de juros semestral. A amortização será realizada em seis parcelas mensais iguais, entre julho e dezembro de 2027.

A segunda série de cotas mezanino A possui remuneração pós-fixada, atrelada a 100% do CDI, acrescida de spread de 3,00%, com pagamento de juros trimestral. A amortização será realizada em seis parcelas mensais iguais, entre julho e dezembro de 2026.

A segunda série de cotas mezanino B possui remuneração pós-fixada, atrelada a 100% do CDI, mais spread de 5,00%, com pagamento de juros trimestral. A amortização será realizada em seis parcelas mensais iguais, entre julho e dezembro de 2026.

A primeira série de cotas mezanino C possui remuneração pós-fixada, atrelada a 100% do CDI, além de spread de 2,00%, com pagamento de juros trimestral. A amortização será realizada em seis parcelas mensais iguais, entre julho e dezembro de 2027. A Cantu adquiriu integralmente as cotas mezanino C.

As cotas juniores terão o principal pago após o pagamento total de juros e principal da emissão das demais séries.

O Pneucash FIDC é um fundo de condomínio de natureza especial, com responsabilidade limitada e prazo de duração ilimitado.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Cantu Store S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Primeira série de cotas seniores do Pneucash FIDC

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 27 de dezembro de 2024.

Segunda série de cotas mezanino A e mezanino B do Pneucash FIDC

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 27 de dezembro de 2024.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Conforme a classe de ativo da emissão, a Fitch poderá realizar análise da inadimplência e/ou os fluxos de caixa dos ativos subjacentes. Nestes casos, a agência baseia esta análise na modelagem e avaliação de diferentes cenários de informações recebidas do originador ou de terceiros a este relacionado. Em outros casos, a análise poderá se basear em garantias prestadas por entidades integrantes da emissão avaliada.

A Fitch não realiza processos de diligência dos ativos subjacentes ou a verificação independente da informação recebida do emissor ou de terceiros a este relacionado.

Para a avaliação de operações estruturadas, a Fitch recebe informações de terceiros, normalmente, de instituições financeiras, escritórios de contabilidade, empresas de auditoria ou advocacia. As informações podem ser obtidas por meio de prospectos de oferta de transações, emitidos de acordo com a legislação do mercado de valores mobiliários. Além disso, estão baseadas em fatos gerais de domínio público, tais como índices de inflação e taxas de juros.

Para esclarecimentos quanto à diferenciação dos símbolos de produtos estruturados e aqueles destinados aos demais ativos financeiros, consulte “Definições de Ratings”, em ‘fitchratings.com/brasil’.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com /brasil’.

A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:

— Metodologia Global de Finanças Estruturadas (18 de novembro de 2024);

— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020)

Outras Metodologias Relevantes:

— Trade Receivables Securitisation Rating Criteria (23 de julho de 2024);

— Structured Finance and Covered Bonds Counterparty Rating Criteria (28 de novembro de 2023).

Informações adicionais estão disponíveis em www.fitchratings.com

Fonte: https://www.fitchratings.com/research/pt/structured-finance/fitch-assigns-ratings-to-pneucash-fidc-quota-issuances-13-02-2025

Tudo Sobre FIDCS

A plataforma com as principais notícias do mercado! No Tudo Sobre FIDCs, você encontra tudo o que precisa saber sobre o universo dos FIDCs: notícias diárias, relatórios de mercado e estratégias para se manter sempre à frente.

Acompanhe e esteja bem informado sobre o mercado de capitais.

  • Publicado 17/02/2025
  • Atualizado há 3 meses atrás

Compartilhe:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Categorias

FIDCs

Vídeos Relacionados:​

«
Prev
1
/
1
Next
»
loading
play
Boletim Multiplike | Fevereiro 2025
play
Boletim Multiplike | Agosto
play
Boletim Multiplike | Janeiro 2025
play
Boletim Multiplike | Dezembro
play
Boletim Multiplike | Novembro
play
Boletim Multiplike | Outubro
play
Boletim Multiplike | Setembro
«
Prev
1
/
1
Next
»
loading

 

 

Conteúdos Relacionados:

abril 30, 2025

IA no mercado de capitais: casos e perspectivas

abril 30, 2025

A importância do mercado de capitais no setor imobiliário

abril 30, 2025

Agro vê mudança gradual no perfil do crédito do Plano Safra

abril 30, 2025

Inadimplência das empresas dispara a quase 12% no Brasil

abril 17, 2025

Gestoras de recursos ou Asset: como funcionam

abril 16, 2025

Mercado de capitais avança no agro

abril 16, 2025

Volume de captação no 1º tri chega a R$ 152,3 bi, o maior desde 2012

abril 16, 2025

Captação externa é recorde, mas tarifaço deve inibir operações no 2º tri, diz Anbima

abril 16, 2025

Fidcs proliferam com juro alto, superam fundos de ações e exigem análise criteriosa

abril 16, 2025

Como o boleto dinâmico deve transformar o mercado de recebíveis e FIDCs

abril 16, 2025

Anbima analisará ofertas de Fidcs e FIC Fidcs

abril 16, 2025

FIDC: entenda como funciona este fundo de investimento e veja opções para abril

  • Home
  • Investidor
  • Empresário
  • Parceiro
  • Contato
  • Home
  • Investidor
  • Empresário
  • Parceiro
  • Contato
  • Notícias
  • Mercado
  • Informe Falimentar
  • Séries
  • Eyng Mercado
  • IMD e IMRF
  • Notícias
  • Mercado
  • Informe Falimentar
  • Séries
  • Eyng Mercado
  • IMD e IMRF

Fique por dentro das principais notícias do mercado financeiro.

Siga nas redes sociais:

Este portal sobre FIDCs foi criado e gerenciado pela Multiplike Gestora de Recursos Multicedente/Multissacado em uma iniciativa de contribuir para a educação financeira e o conhecimento das empresas e investidores brasileiros com conteúdos tudo sobre FIDCs. Uma plataforma de conteúdo que pertence a Multiplike Gestora de Recursos.

As opiniões manifestadas pelos colunistas não refletem necessariamente a opinião da Multiplike.