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Brasil pode ter 18 milhões de novos investidores e investidoras em 2025

  • Publicado 28/03/2025
  • Atualizado há 2 meses atrás
  • Fonte: Anbima

A 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha, aponta que das 59 milhões de pessoas que investem atualmente em produtos financeiros, 14 milhões cogitam deixar de aplicar o dinheiro ao longo deste ano. Por outro lado, considerando o contingente de 101 milhões de indivíduos que ainda não são investidores, 18 milhões têm a intenção de mudar esse status em 2025. Caso as projeções se concretizem, o saldo será positivo, com aumento de quatro milhões de brasileiros e brasileiras na fatia de investidores, que passará de 37% para 39% da população. 

Entre as pessoas que pretendem investir ou continuar investindo, a principal razão apontada é o retorno que os produtos financeiros podem proporcionar (33% das respostas), motivação que lidera a preferência desde o primeiro ano da pesquisa. A segurança foi citada por 23% e, na terceira posição, está a facilidade de investir, com 14%. De 2023 para 2024, vale destacar que cresceu em três pontos percentuais o grupo que busca montar uma reserva financeira (de 6% para 9%). 

“Quem já tem a experiência de investir reconhece no retorno dos produtos financeiros uma proteção para o seu patrimônio. Esse é um fator que está diretamente relacionado à sensação de segurança que os investimentos podem proporcionar. As duas motivações mais citadas pelas pessoas para aplicar o dinheiro, podem ser consideradas, portanto, complementares”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA. 

Motivos escolher o produto financeiro 2024 2023 
Retorno 33% 34% 
Segurança/ confiança 23% 23% 
Facilidade/ comodidade 14% 16% 
Imagem da marca 11% 13% 
Reserva/ guardar 9% 6% 
Não ter burocracia 4% 4% 
Nova tendência do mercado   2% 2% 
Indicação amigos/ parentes 2% 2% 
Não paga juros/ impostos 2% 2% 
Consultoria financeira 2% 2% 
Indicação gerente do banco  1% 1% 
Não sabe/ não lembra 2% 2% 

Entre quem ainda não investe, segurança é o principal incentivo para começar a aplicar o dinheiro em produtos financeiros
Seis em cada dez brasileiros e brasileiras ainda não investem em produtos financeiros. Dessas pessoas, metade (51%) pretende adotar o hábito em 2025. A segurança é a principal motivação delas, com 48% das respostas, seguida pela possibilidade de usarem o retorno dos recursos investidos para a aquisição de bens de consumo (30%). A abertura ou o crescimento de um negócio próprio (7%) e a melhora na qualidade de vida (5%) aparecem na sequência, em menor destaque. 

Motivos para investir em 2025 
Segurança financeira 48% 
Para poder consumir 30% 
Para abrir / aumentar um negócio 7% 
Melhor qualidade de vida 5% 
Para investir na saúde 2% 
Motivos pessoais  2% 

Previsão de crescimento de investidores não se realiza em 2024
A sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, com resultados de 2023, projetava crescimento de quatro pontos percentuais no total de investidores em 2024. O resultado, no entanto, não se concretizou, mantendo em 37% a proporção da população que tem algum tipo de investimento financeiro. 

“O cenário macroeconômico, com a trajetória de alta de juros no país e o elevado o custo das dívidas das famílias, é uma possível justificativa para a estabilidade no percentual de investidores entre 2023 e 2024. Esse contexto costuma influenciar diretamente a capacidade de guardar dinheiro e investir, tornando ainda mais relevantes as ações de educação com foco no planejamento financeiro”, conclui Billi. 

 
Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet, com 5.846 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.  

Fonte: https://www.anbima.com.br/pt_br/imprensa/brasil-pode-ter-18-milhoes-de-novos-investidores-e-investidoras-em-2025-8A2AB2AE95CA6FF00195D7A0B97805E6-00.htm

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  • Publicado 28/03/2025
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